26.8.07

O Casamento Perfeito

Recebi da querida amiga Jenny Horta a sugestão desse vídeo que fala sobre a relação Tecnologia versus Metodologia.



Fica evidente no vídeo que não adianta ter todo um aparato de recursos se não há por parte dos envolvidos o desejo de desenvolver um trabalho capaz de proporcionar ao aluno uma aprendizagem abrangente e contextualizada que integre o uso das mídias na prática pedagógica.
Mas como resolver esse impasse? Como chegar a um denominador comum que contemple recursos e envolvimento dos educadores nos projetos? Penso que para ha
ver um casamento perfeito nesse caso é necessário passar por algumas etapas que estão sendo esquecidas ao longo do caminho. É como em um relacionamento. As pessoas não costumam casar de um dia pro outro, não é verdade? E se isso acontece, quase sempre está fadado ao fracasso. Por que então querer que o professor olhe a primeira vista para tantos recursos tecnológicos e faça juras de amor eterno? Há que se ter um tempo para paquerar, namorar, e por que não, para os mais "moderninhos", "ficar"?

Acredito que se tivermos esse tempo para conhecermos de forma abrangente todos estes recursos, certamente eles serão melhor aproveitados, e portanto, capazes de integrar definitivamente o uso das mídias na prática pedagógica.


É nesse sentido, que proponho uma formação específica aos professores antes de iniciar qualquer projeto que faça uso de tais recursos.
Uma boa notícia é que parece que nossos governantes e gestores estão chegando a essa conclusão também. Prova disso, é que as escolas estaduais de São Paulo irão receber um kit denominado "Multimídia Sala do Professor". É claro que esse kit deveria ter chegado às escolas antes dos computadores dos alunos. Para assim, os professores terem oportunidade de entrar em contato com os novos recursos, e se sentirem seguros o bastante para desenvolver projetos envolvendo o uso de diferentes mídias.

Acredito que a gestão de tecnologias só terá sucesso se nesse contato professor-tecnologia for valorizada a comunicação e a construção do conhecimento aliadas a novas formas de interação e aprendizagem. Portanto, não vai ser um computador instalado na sala dos professores que irá resolver o problema. Os professores vão ter que arriscar um pouco mais nesse relacionam
ento. Diria até avançar o sinal (por que não?). Tenho certeza que ao final disso tudo, muitos casamentos acontecerão!

E finalmente, poderemos dizer que professor e computador "foram felizes para sempre..."



Um comentário:

Professora Andrea disse...

É Magna ... Infelizmente é essa a realidade. Quando não ocorre a troca de ambiente e não de metodologia, ocorre também a resistência contra o novo! Se o Professor não estiver a vontade com uma nova metodologia, do que adianta o aparato tecnológico ? Parabéns !