1.7.07
De quem é a culpa?
O IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o mais novo indicador de desenvolvimento criado pelo Ministério da Educação. Ele tem por objetivo nortear as políticas de melhorias na qualidade das escolas públicas do país. Ele considera o desempenho dos alunos nos exames Prova Brasil e SAEB , assim como as taxas de aprovação. Unindo estes três indicadores temos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Os dados recentes do IDEB apontam que no nosso país temos hoje, um índice de 3,8 e que a meta é atingir 6 até 2021.
O IDEB foi utilizado também para identificar os mil municípios com os piores índices de qualidade de ensino. Estes municípios receberão apoio do MEC. Poderão contar também com uma verba extra do governo federal.
Penso que quando um indicador criado pelo próprio governo mostra que a situação do ensino básico não está nada bem, muita coisa deve ser feita. E isso não inclui tão somente apoio pedagógico, técnico ou financeiro.
Vai muito além...
Nenhum programa que almeje mudanças profundas na educação irá ter êxito se não estiver vinculado a um outro muito maior, que vise uma transformação social profunda.
Nessa perspectiva, não é na escola apenas que se deve travar a luta contra o fracasso escolar. Não se trata de uma solução educacional, mas sim de transformações da estrutura social como um todo.
Quando se divulga índices como estes e se diz que as escolas com os piores índices receberão ajuda, a meu ver o objetivo é apenas simular soluções e eximir responsabilidades.
Assim, enquanto nossos governantes trabalharem com a hipótese de que o problema da educação no nosso país é apenas um problema técnico, pedagógico ou financeiro, não teremos soluções significativas para os problemas atuais.
Nesse sentido, só a eliminação das discriminações e das desigualdades sociais e econômicas poderiam garantir o sucesso de algum programa ou projeto que vise a melhoria da qualidade do ensino.
Até 2021?
Considerando que mais de 99% das escolas ficaram abaixo da média 6 no índice do IDEB penso que a situação está pior do que pensávamos. Mas divulgar o resultado chamando a atenção para as escolas com os piores índices, reforça a idéia de que o problema da educação no país é um problema exclusivo da escola e seus membros e deixa a cargo de cada uma a busca por soluções. Ora, isso não passa de mistificação, e, portanto,uma tentativa de passar a responsabilidade do fracasso escolar para os alunos e seus professores.
Sendo assim, não é difícil de prever que em 2021 estaremos discutindo a respeito dos mesmos problemas... ainda sem solução.
Para saber como foi o desempenho da sua escola acesse o site do IDEB
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