28.9.07

Mano Suplicy


Na última 5ª feira (dia 27/09/07) o senador Eduardo Suplicy concorreu ao prêmio VMB (Vídeo Music Brasil) 2007 categoria Web Hit. A indicação veio após a repercussão do vídeo do senador declamando um rap dos Racionais MC's (O Homem na Estrada) durante uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça de redução da maioridade penal, em abril deste ano.

O senador assumindo posição contrária à redução da maioridade penal tentou sensibilizar os colegas do senado com o rap. Mas é claro que se tratando de Eduardo Suplicy não bastava apenas por o CD ou ler a letra do rap. Tinha que ser algo a sua altura! Daí o sucesso do vídeo...

Muitos podem até se surpreender ao assistir o vídeo. Até achar estranho o senador declamando um rap. Mas a verdade é que o caso do senador com o rap é bem mais antigo.

Em 2000 ele foi aclamado como canditado dos rappers brasileiros à Presidência e até participou da entrega de prêmios às melhores bandas de rap nacional no mesmo ano.

Em 2003 fez um show de rap na sede da FGV para cerca de cem estudantes ( ah, se fossem tempos de YouTube com certeza teríamos mais esse vídeo para ver...).

Em 2005 Suplicy cantou no programa do Jô essa mesma música (Homem na Estrada) e até fez a performance do "tá´-tá-tá ".

Já esse ano na Virada Cultural em São Paulo assistiu ao show dos Racionais MC's e até defendeu o grupo após a confusão que aconteceu no local entre policiais e o público ali presente.

Bem, podemos deduzir disso tudo algumas coisas:
  1. Rap é o estilo musical preferido do Suplicy;
  2. Ele é fã de carteirinha dos Racionais MC's;
  3. Os demais senadores não gostam de rap uma vez que votaram a favor da redução da maioridade penal ( ou seja, contrários ao que Suplicy queria)

Confira abaixo o vídeo "Suplicy canta Racionais" e recomendo também a leitura da letra da música Homem na Estrada que por sinal me agrada muito não só pela beleza da letra, de autoria de Mano Brown, mas principalmente por contar como ninguém a realidade da periferia.


2 comentários:

Anônimo disse...

Eu simplesmente amei o que está escrito aqui sobre o Racionais, posso dizer que sou fã número um do Racionais, cresci e aprendi na zona sul de São Paulo e desde que eu me conheço por gente eu escuto e acompanho Racionais, achei seu blog porque vai ter um show do Racionais aqui em Portugal e tô muito nervosa porque ainda não consegui comprar o convite, muitas vezes nas horas mais tristes da minha vida eu escutava Racionais e isso me impediu de fazer muita besteira na minha vida, aprendi a parar e analizar as coisas, embora eu não saiba de tudo na vida porque sou uma eterna aprendiz, sei como entrar e sair dos lugares, humildade e respeito em primeiro lugar sempre. Parabéns pelo post,fica com Deus.
Elaine Melanda

Magna disse...

Olá Elaine! Concordo com vc,realmente
os Racionais dizem muito com a sua música. Boa sorte com os convites!
Um abraço,
Magna