12.11.06

Dia da Consciência Negra


Vinte de novembro foi a data de morte de Zumbi dos Palmares, líder negro importante não só para a luta contra a discriminação racial, mas também para o processo de democracia do Brasil. Até então, o dia não tinha o devido reconhecimento nos livros escolares. Desde 2004, comemora-se nesta data o Dia da Consciência Negra no município de São Paulo. Em 7 de janeiro de 2004, a lei de nº 13.707 foi sancionada pela Prefeitura de São Paulo. Neste ano, pela primeira vez desde a implantação da lei, será um feriado prolongado neste dia.

Segundo dados do IBGE, existem 3,2 milhões de afrodescendentes na capital de São Paulo. No dia 20 de novembro, todas as atividades escolares (mesmo as escolas do Estado situadas na capital), comerciais e financeiras do município de São Paulo estão suspensas em respeito ao Dia da Consciência Negra. Haverá uma série de festividades programadas para o dia.

Zumbi

Zumbi (1655-1695), considerado herói da resistência anti-escravagista, foi o grande líder do quilombo Palmares. Estudos indicam que nasceu em 1655 no quilombo, sendo descendente de guerreiros angolanos. Com poucos dias de vida, foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, sendo entregue depois a um padre, que o batizou com o nome de Francisco. Aos 15 anos, ele foge da casa do padre e retorna a Palmares, onde muda o nome para Zumbi. Ficaria conhecido em 1673, quando a expedição de Jácome Bezerra foi desbaratada. Um ano antes de sua morte, caiu em um desfiladeiro após ser baleado num combate contra as tropas de Domingo Jorge Velho, que seria mais tarde acusado de matá-lo. Dado como morto, Zumbi reaparece em 1695, ano oficial de sua morte.

Fonte:
  • Mundo Negro

  • Íntegra da lei nº 13707
  • Nenhum comentário: