24.12.06

Estudo do UNICEF e MEC revela chave do sucesso de 33 escolas públicas brasileiras


Boas práticas pedagógicas, professores comprometidos e com atitude positiva em relação às crianças, participação ativa dos alunos, gestão democrática e parcerias externas. Combinando alguns desses fatores, 33 escolas públicas brasileiras conseguiram melhorar a qualidade da educação de seus alunos, garantindo acesso, permanência e sucesso escolar. Os resultados de seu trabalho estão no estudo Aprova Brasil, o direito de aprender, divulgado hoje pelo Ministério da Educação e UNICEF.

Os resultados do estudo apontam para uma soma de fatores que ajudaram a garantir a qualidade da educação:

1. As práticas pedagógicas - envolvem formas de trabalho, projetos de ensino, uso e produção de materiais didáticos, processos de avaliação e recuperação continuados da aprendizagem dos alunos. Elas vão desde atividades criativas que aproximam os conteúdos e a vida das crianças até o acompanhamento e apoio permanente para alunos com dificuldade de aprendizagem.

2. A importância do professor – nas escolas pesquisadas, foram identificadas boas práticas relacionadas com o compromisso e a atitude do professor, bem como a valorização da sua formação inicial e continuada. Os professores respeitam e incentivam as crianças, são criativos e buscam se capacitar.

3. Gestão democrática e a participação da comunidade escolar - foram identificadas práticas de democratização da gestão e de incentivo à participação dos diversos atores da escola nas decisões e na implementação de iniciativas vinculadas à vida escolar.

4. A participação dos alunos na vida da escola - os alunos são ouvidos nos processos de decisão sobre a escola, sugerem atividades em sala de aula, ajudam seus colegas com dificuldades de aprendizagem, mantêm jornais e rádios escolares.



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