29.12.06

Fases da Escrita

O professor alfabetizador sabe o quanto é importante conhecer as fases de escrita pelas quais os alunos passam no início da aquisição da base alfabética.

Porém, atualmente com a progressão continuada, não só o professor das séries iniciais do ensino fundamental mas também os demais professores precisam conhecer tais etapas.

O vídeo a seguir se propõe a explicar de forma resumida as principais fases envolvidas neste processo.





  • Download da apresentação
  • Um comentário:

    Anônimo disse...

    Amei toda a explicação feita sobre as fases da escrita.
    Desde 1995 alfabetizo crianças, depois de ter entendido como elas aprendem (1997)e sobre as hipóteses da escrita minhas aulas se tornaram interessantes e produtivas e a cada ano tento ampliar meus conhecimentos e colocar em prática o que aprendo sempre respeitando o ritmo de cada aluno.
    Este ano foi d+ tive alunos que iniciaram o ano na fase silábica e terminaram o ano lendo mais de 2000 páginas num projeto que desenvolvi em sala.
    E cada um escreveu um livro com direito a um autógrafo.
    Eu percebo que alguns pais não compreendem ainda todo este processo mas apoiam por verem o interesse e prazer de seus filhos na escrita e na leitura.
    Na primeira reunião deste ano quero tentar deixar bem claro esta explicação e esta apresentação me ajudou muito.
    Estou preparando uma apresentação em powerpoint e vou acrescentar a sua sem tirar seus créditos é claro.
    Parabéns!!!!!
    Com certeza é este o caminho.

    Miriam da comunidade séries iniciais para mim a melhor!!!!